segunda-feira, 2 de julho de 2007

Casa da Música


não gosto de pensar em mim como mais uma velha do Restelo. a primeira vez que estive na Casa da Música não passei da entrada, mas, vinha ainda ao fundo da Rotunda da Boavista, e já via nela um belo monumento.

acho apenas que está desenquadrada da zona envolvente. e, talvez por isso, as pessoas tendam a criticar. esquecem-se, porém, que a Casa da Música (ainda que atrasada para a Capital Europeia da Cultura 2001) trouxe um dinamismo à cidade e veio preencher um espaço vazio em termos culturais.

hoje é comparada ao CCB lisboeta e, modesta opinião a minha, muito bem. este sábado tive direito a uma visita guiada e exclusiva ao interior da Casa e confirmei a desconfiança que tinha: os auditórios são incríveis (embora tenha um fraquinho especial pelo Pequeno Auditório, não só pela cor das paredes...), as salas vazias conseguem manter um ar acolhedor que contrasta com o cimento exterior, e cada cor e cada traço têm uma razão de ser.

especial atenção para esta exposição.


ouve-se: Everything, Michael Bublé

2 comentários:

Joana Amoêdo disse...

Vieste à minha cidade:-). Eu entendo a intenção do arquitecto. Criar ruptura com o ambiente circundante. Ao princípio esranhei aquilo ali plantado onde antes tinha existido a recolha dos autocarros:-), mas ao longo da obra e depois de ter assistido a concertos, passei a sentir carinho por este edifício.

Aprender a ser descobrindo o impossível... disse...

im primeiro lugare... es uma parbalhona das grandes de nao teres dito qe bieste ah imbita!
em segundo lugar e agora relacionado com a tua opiniao acerca da casa da musica, tens uma visao muito errada do que eh cultura. e isto pk? pk, sim agora temos a casa da musica, sim um espaço cultural, sim (porra!!!) desenquadradissima da zona, mas pra k? em primeiro lugar (e talvez um dos aspectos mais importantes) eh um edificio que nao eh auto sustentavel e isso eh coisa errada num edificio cultural, segundo lugar fika numa zona muito pouco rica em... cultura ou pessoas cultas!! eu sou do porto e ja passei centenas d vezes ao lado da casa da musica, e nunca la entrei. por preguiça? desinteresse? por falta de condiçoes? um pouco d td... mas o mais importante eh k fika no coraçao da cidade, e num local k "liga" porto velho antigo e requintado, com um porto moderno, ou seja a rotunda da boavista eh um local de transiçao, um local de passagem. para alem de descaracterizar a zona, esta mal localizada, espero k m faça entender... ou seja um projecto desta envergadura podia ate ser feito no porto, nao ali!! temos a casa/museu d serralves k em termos urbanisticos nao tem seker comparacao com a casa da musica (pra alem d ser d um autor tuga, mas os 70Milhoes da casa da musica nao sao praki xamados). isto eh, o mesmo projecto no meio do lago do park da cidade teria um impacto TOTALMENTE diferente, seria um espaço cultural inserido num espaço de lazer... e nao tem uma csa a haver c a outra?
enfim, o interior, a arquitectura da casa da musica ate pode ser interessante (sabias k o projecto k o Rem Koolhas iniciou para a casa da musica era um antigo projecto de uma habitaçao k ele reinventou para fazer akela csa na boavista?), mas o k eh A casa da musica e o k poderia ser UMA casa da musica eh completamnt diferente.
cumprimentos cordiais com um pc d morangos e chantilly ah mistura.
FábioAllenGraca